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Sobre o Autor

José Alberto Florentino Rodrigues Filho

 

“Sentimo-nos deslizar pelo tempo, isto é, podemos pensar que passamos do futuro para o passado, ou do passado para o futuro, mas não há um momento em que possamos dizer ao tempo: «Detém-te! És tão belo...!», como dizia Goethe. O presente não se detém. Não poderíamos imaginar um presente puro; seria nulo. O presente contém sempre uma partícula de passado e uma partícula de futuro, e parece que isso é necessário ao tempo.”

Jorge Luís Borges, in 'Ensaio: O Tempo'

 

 

Minha Vida Pessoal:

Meu nome é José Alberto Florentino Rodrigues Filho, nascido aos 21 de outubro de 1964 em São Paulo, Capital. Hoje tenho 51 anos, sou casado há 31 com Liani Silvestrini (51), pai de Natália (31) e Augusto (23), avô de Heloísa que tem 1 ano.

Sou filho de José Alberto e Glória do Espírito Santo, meu pai maranhense de Fortaleza dos Nogueiras, um distrito do Município de Riachão, que órfão de pai desde muito cedo, passou sua infância e pré-adolescência em Porto Nacional, na época pertencente ao estado de Goiás, atualmente Tocantins. Vítima da chamada “paralisia infantil” com ela conviveu até seus 16 anos quando conseguiu uma carona num avião do Correio Aéreo Nacional e veio para São Paulo em busca de uma cirurgia que pudesse corrigir a deformação de seu pé direito para poder se deslocar com mais facilidade. Operado no Pavilhão Fernandinho da Santa Casa de São Paulo e passado o período longo de recuperação e readaptação, conseguiu seu espaço no mercado de trabalho. Ingressou numa companhia como ascensorista de elevador e nela se aposentou como gerente distrital. Estive presente na sua formatura do ensino médio e do ensino superior na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itararé-SP.

Minha mãe, mineira da cidade de Poço Fundo, órfã de pai e mãe aos 14 anos, veio para São Paulo morar com uma irmã e logo foi trabalhar como operária em fábrica de brinquedos. Para ajudar no custeio da casa lançou mão de uma de suas prendas e por muitos anos bordou em sua velha “vigorelli”.

Sou o mais velho de três irmãos, todos professores. Luiz Henrique (49) atua com Educação Física no ensino fundamental e médio e Juliana (44) no ensino médio profissionalizante.

Aos 10 anos de idade iniciei, no antigo Grupo Escolar Tomé Teixeira, em Itararé-SP, minha formação musical e, desde então, fui músico da Banda que tocava no coreto aos domingos. Depois mais velho toquei com alguns conjuntos de baile e foram muitos bailes.

Em função da maneira como eram administradas as carreiras profissionais em companhias e bancos estatais à época, as progressões funcionais de meu pai sempre vinham acompanhadas de mudança de cidade, assim, com a família moramos em: São Paulo, São João da Boa Vista, Apiaí, Itararé e Tatuí, onde meus pais residem.

Morando em Tatuí iniciei o Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados na UNIMEP, viajando diariamente para Piracicaba. Foi na viagem e no convívio acadêmico que conheci minha esposa e companheira Liani, com quem divido meu fardo e minhas alegrias. Ao nos casarmos moramos em Saltinho, depois nos mudamos para Araras e em 1988 voltamos para Saltinho donde, finalmente nos mudamos para Piracicaba, nossa morada.

 

 

Minha Vida Profissional:

 

            Desde muito cedo me envolvi com o mundo do trabalho. Me parecia agradável a ideia de ter o convívio com os mais velhos e ter algum dinheiro próprio para os doces e travessuras. Aos 9 anos entregava leite para um produtor de Apiaí no Vale do Ribeira. Depois, em Itararé, além da música na Banda, trabalhei numa sorveteria, numa tipografia, na emissora de rádio local e depois, por um bom tempo, na discoteca do Clube Atlético Fronteira.

            Minha primeira relação de trabalho formal se deu aos 16 anos quando fui admitido como “office boy” na Câmara Municipal de Itararé. Admitido em maio de 1981, em setembro do mesmo ano fui promovido à escriturário.

            Em 1982, nos mudamos de Itararé para Tatuí e logo fui trabalhar na linha de produção de sirenes e sinalizadores eletrônicos na Rontan Eletro Metalúrgica. Lá conheci um amigo, o Eduardo, com quem tive a oportunidade de aprender muito e de conhecer o mundo dos computadores.

            Em 1984, já estudante de Processamento de Dados na UNIMEP, fui aprovado em concurso público do antigo INPS, hoje INSS, onde trabalhei como agente administrativo até 1985. Foi nesse ano que tive minha primeira oportunidade de emprego formal na área de computação como analista de sistemas em uma empresa de máquinas agrícolas em Araras-SP.

            Concluí meu curso superior em 1986, mas mantive contato com meus professores e, em 1988 a UNIMEP realizou um concurso para professor em regime de tempo integral para a área de análise de sistemas. Selecionado, voltei para a UNIMEP para lecionar e, então, dei início à minha carreira acadêmica.

            Em 1990, deixei o exercício do magistério em tempo integral e mantendo meu vínculo com a UNIMEP, lecionando no turno noturno, trabalhei para uma empresa do ramo de construção civil, produzindo sistemas de gestão para suas obras.

            Em 1992, com o final da tarefa na construtora, prestei concurso para lecionar na Faculdade de Tecnologia de Americana (FATEC) onde me encontro até o momento. Entre 1992 e 2010 dividi meu tempo entre a FATEC e a UNIMEP.

            Na UNIMEP fui coordenador de curso e, por muitos anos, compus o Conselho Universitário. Também atuei como membro de colegiados de Cursos e de Faculdade. Por um período de aproximadamente 4 anos fui assistente técnico da Direção da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação.

            A UNIMEP teve, e tem, papel singular em minha formação pessoal e profissional. Lá tive a oportunidade do convívio com colegas e amigos aos quais, reconheço, devo muito. O ambiente de gestão colegiada e participativo que se vivia me permitiu um grande aprendizado. Desde que lá cheguei, participava ativamente das Assembleias de Professores lideradas pela Associação dos Docentes da Unimep – Adunimep, vinculada ao movimento nacional liderado pela então Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior – ANDES, hoje Sindicato. Foram várias as oportunidades de se discutir o Ensino Superior, que até hoje se preconiza Público e Gratuito, e os problemas gerados nas relações de trabalho na educação superior no Brasil.

            Movido pelo desejo de ampliar minha participação nos processos de discussão e, com isso, aprender mais, decidi, em 2002 participar da direção da Adunimep. Depois de passar pela secretaria da entidade, em 2006 assumi a presidência. Todo o período em que estive na diretoria foi marcado por momentos difíceis, inseridos num contexto de dificuldade financeira operacional e as mudanças e consequentes tensões na cúpula da Igreja Metodista do Brasil, mantenedora da UNIMEP.

            Foram muitos os momentos difíceis vivenciados, com reduções salariais motivadas pelo desejo de preservação do nosso trabalho e de um Projeto de Universidade que nos era muito caro.

            Ao final do ano letivo de 2010, deixei a UNIMEP com o forte desejo de me dedicar à continuidade de minha formação acadêmica, elegendo as relações de trabalho no ensino superior como cerne de meus estudos.

           

Minha Vida Escolar

 

            Frequentei toda educação básica (ensino fundamental e médio) no sistema público paulista. Vivenciei, certamente, o final de um ciclo em que não se tinha grande distinção entre o ensino público e o privado.

            Desde o terceiro ano do ensino médio fiz a opção pelo trabalho e o estudo de modo simultâneo. Assim, desde então, trabalho e estudo. Sinto que hoje meu trabalho é estudar !

            Sou graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela UNIMEP, graduação concluída em 1986.

            Em 1992, frequentei o Curso de Especialização em Análise de Sistemas, oferecido pela própria UNIMEP.

            Em 1996, iniciei meus estudos no Programa de Pós-Graduação da POLI/USP, orientado pelo Prof. Dr. Tamio Shimizu, onde em 2001 concluí meu mestrado tendo me dedicado aos métodos para extração de conhecimento em bases de dados (DataMining).

            A continuidade de minha vida escolar se dá com meu ingresso em 2011 no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP, onde concluí o Doutorado em dezembro de 2015.

 

 

Os Estudos Recentes

           

Em 2011 iniciei meus estudos na Faculdade de Educação da UNICAMP, junto ao Programa de Pós-Graduação. Fruto de toda história vivida e já relatada, propus dedicar-me aos estudos das relações de trabalho no ensino superior brasileiro. Ao longo do processo o projeto inicial foi aperfeiçoado e permitiu a elaboração do trabalho que, agora, se submete às análises e considerações dos componentes da banca de avaliação/qualificação.

A trajetória que me trouxe aqui foi profundamente agradável e frutífera. Trabalhando em apenas uma IES (CEETEPS/FATEC) e com uma redução parcial (40%) de aulas sem prejuízo de vencimentos consegui me dedicar ao conjunto de tarefas inerentes ao processo de formação na pós-graduação que, avalio, permitiram-me crescimento intelectual e pessoal.

No contexto formal do que prevê o Programa, frequentei as disciplinas: Economia da Educação e Planejamento, Avaliação Institucional: Princípios e Processos, Metodologia da Pesquisa Qualitativa e Educação e Teorias do Estado.

Em agosto de 2011 fui contemplado com bolsa para participar de uma Missão de Estudos com duração de 30 dias, patrocinada pelos Centros Associados de Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAPES), junto à Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade Nacional de Córdoba.

Elaborei artigo intitulado “ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE O INFORME FINAL DA EVALUACIÓN EXTERNA UNIVERSIDAD NACIONAL DE SALTA EM 2000”, como requisito para conclusão do Curso de Gestão Acadêmica Universitária realizado em agosto de 2011 junto à Universidade Tecnológica Nacional de Córdoba – Argentina.

Elaborei artigo intitulado “FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO DOCENTE: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PROPOSTAS DE FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS ORIGINADAS PELA CEPAL, 1990”, como requisito para conclusão do Curso  “Reformas e políticas educacionais de formação de professores: distância entre a formulação e a ação” junto à Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade Nacional de Córdoba – Argentina.

Elaborei um Seminário intitulado “O ESTADO CAPITALISTA”, baseado no livro Poder Político e Classes Sociais de Nicos Poulantzas, 1968.

Apresentei resumo do Trabalho intitulado “A Relação Professor – Estado no Ensino Superior Brasileiro após as mudanças da Década de 90” junto VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento promovido pela APG da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Passei a integrar o Grupo de Pesquisa “Políticas, História, Memórias e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica” vinculado ao Laboratório de Planejamento e Políticas Públicas em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Participei da Palestra “Estado y Educación en Argentina. La agenda post noventa”, proferida pela Profa. Nora Zoila Lamfri, em 19 de novembro de 2011.

Participei do “I Colóquio Interinstitucional de política, educação e trabalho, proferida pelo Prof. Eduardo Pinto e Silva, em 01 de dezembro de 2011.

Participei, da mesa redonda “Políticas de Educação Superior: um olhar transnacional” proferida pelas Profas. M. De Lourdes Pinto de Almeida e Elisabete M. A. Pereira, em 06 de dezembro de 2011.

Participei da Palestra “O Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo e as políticas de educação profissional tecnológica: a atuação da Câmara de Educação Superior e as diretrizes para cursos de graduação” proferida pelo Prof. Angelo Luiz Cortelazzo, em 11 de maio de 2012.

Apresentei a Palestra “Comunicado Importante: Memórias da Resistência” aos alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, Campus de Rio Claro.

Participei do VIII Encontro Regional da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE e no XII Encontro Estadual da ANPAE, de 17 a 19 de maio de 2012.

Apresentei o Trabalho intitulado “O Lugar do Ensino Superior nas Razões do Estado Capitalista”, no VIII Encontro Regional da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE e no XII Encontro Estadual da ANPAE, de 17 a 19 de maio de 2012.

Participei das aulas da disciplina ED105 – Estudos Avançados Comparativos de Política Educacional, oferecida no segundo semestre de 2012.

Participei, com apresentação de conteúdo, na Videoconferência Internacional “A política educacional para o Ensino Superior em quatro sistemas educacionais: estrutura, organização e curso de ação”, envolvendo participantes e debatedores da Turquia, Cuba, Argentina e Brasil.

Participei da Palestra “Acesso ao Ensino Superior no Brasil: equidade e desigualdade social. A evolução dos últimos 15 anos”, promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural da Faculdade de Educação da Unicamp.

Participei do evento “Avaliação do Ensino Superior: Experiências e Alternativas” promovido pela Coordenadoria Geral da Unicamp.

Participei do Curso de Formação de Gestores da FATEC – Turma 9, promovido pela Coordenadoria de Ensino Superior do Centro Paula Souza.

Participei da palestra “Educação e democracia a partir do referencial teórico de Cornelius Castoriadis”, proferida pelo Prof. Dr. David Victor-Emmanuel Tauro, promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” da Unicamp.

Participei do VIII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento – “A formação na pós-graduação em educação: contestação necessária”, organizado pela Associação de Estudantes de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp.

Participei, como debatedor, da mesa-redonda “A luta por condições de trabalho: estudantes e professores face aos projetos desenvolvimentistas” no contexto do VIII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento – “A formação na pós-graduação em educação: contestação necessária”, organizado pela Associação de Estudantes de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp.

Participei das aulas da disciplina ED117 – Política e Legislação Educacional Brasileira, no Programa de Pós Graduação em Educação da UNICAMP.

Atuei como bolsista, sem remuneração, no Programa de Estágio Docente promovido pela CAPES, junto à disciplina EP165 – Política Educacional: Organização da Educação Brasileira, oferecida no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Elaborei, em conjunto com meu orientador, o artigo científico publicado na Revista de Educação do COGEIME, classificada como QUALIS/CAPES B5, com o título “Plano Nacional de Educação 2011/2020 e Metas Educativas 2021: Convergência de expectativas para a Educação no Brasil e na Ibero-america”.

Frequentei, com aprovação e conclusão, junto ao Programa de Formação Continuada da Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha, vinculada à Organização dos Estados Iberoamericanos, o Curso de Especialização em Indicadores e Estatísticas Educacionais.

Proferi palestra com o tema “Universidade e Estrutura Colegiada”, realizada durante o Planejamento Acadêmico da Universidade Metodista de Piracicaba, no início do ano de 2013.

Proferi palestra com o tema “A Universidade Brasileira e o Modelo Comunitário: Tendências”, realizada no contexto do Ciclo de Debates promovido pela Universidade Comunitária de Santa Cruz do Sul – RS, no primeiro semestre de 2013.

Participei do processo de criação do Observatório Ibero-americano de Estudos Comparativos em Educação: http://www.oiece.org

Me integrei como membro da Equipe de Pesquisadores do Projeto “Dilemas das novas culturas na Produção de Conhecimento. Os programas de Pós-Graduação na Argentina, Brasil e Paraguai no contexto da Avaliação da Qualidade da Educação Superior”, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior do Setor Educacional do MERCOSUL.

Participei do Seminário Internacional “La investigación comparada sobre políticas educativas. Uma aproximación desde los ciclos de las políticas (Policy Cycle Approach), conduzido pela Profa. Dra. Estela M. Miranda – Universidad Nacional de Córdoba em outubro de 2013.

Participei e apresentei Palestra no Seminário “Qualidade da Educação”, promovido pelo Sindicato dos Professores do ABC, em novembro de 2013.

Participei da reunião de trabalho do Grupo de Pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior do Setor Educacional do MERCOSUL, realizada na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires, na cidade de Tandil, em novembro de 2013.

Publicamos, em conjunto com meu orientador, o comunicado “The Observatories as a resource for research, Exchange, production and dissemination of knowledge, in Education’s Role in preparing globally componente citizens”, Bulgarian Comparative Education Society (BCES), Sofia – Bulgaria, maio de 2014.

Publicamos, em conjunto com meu orientador, artigo “As Políticas de Cooperação Interinstitucional Brasil-Argentina: Os Centros Associados de Pós-Graduação (UNICAMP-UNC) como experiência de articulação entre docência, pesquisa e arranjos institucionais”, no VIII Congresso Iberoamericano de docência universitária e nível superior. Rosário – Argentina, abril de 2014.

Escrevemos, em conjunto com meu orientador, o relatório “Primera aproximación a los datos de las ofertas de posgrado en Brasil” para o Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Sector Educativo del MERCOSUR, em maio de 2014.